terça-feira, 24 de março de 2020

As voltas que o mundo dá

A terra é plana! Gritava o senhor careca, barbado e usando suspensórios. Olhei ao redor, tentando confirmar que estava no meio de algum stand-up comedy sem graça. Para meu pânico não estava. Por muito tem acreditei que não havia discussão séria sobre o formato da terra. Afinal, fizemos circunavegações do globo, colocamos homens na lua, rodeamos a terra com espaçonaves, satélites, enfim, nunca antes uma geração de seres humanos poderia ter a certeza tão absoluta da esfericidade da terra. 
De repente começaram a chegar em minha caixa de e-mails uns anúncios de vídeo bem estranhos, de gente que se propunha a questionar isso ou aquilo, desmascarar a tal conspiração e dizendo que a terra era plana. Achava brincadeira sem graça. Depois fui me preocupando e hoje, reconheço, estou apavorado com a quantidade de pessoas que nega todas as evidências e diz, sem sombra de dúvidas que a terra é plana. 
Voltando ao senhor, do qual falei lá no começo: o conheci em nossa maior metrópole, em uma das livrarias mais conhecidas da capital paulista. Falava rápido e sobre tudo. Uma metralhadora giratória, municiada com as mais pesadas teorias da conspiração. Terra plana era fichinha, em meio ao arsenal. 
E por que, perguntei a ele, governos, cientistas, enfim, tanta gente, queria esconder para a população que a terra, na verdade é plana? Me respondeu uma palavra: Ateísmo. 
Senhoras e senhores, a única coisa que fazia aquele homem defender a mirabolante história da terra plana era a religião. Medieval. Mentalidade medieval... Nosso modernidade, nossa sociedade agitada em constante transformação, vê nascer em seu seio homens e mulheres que cada vez mais pensam como se ainda vivessem em plena Idade Média. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário