sábado, 28 de outubro de 2023

Servidor Público

Ligo a tv. O apresentador, elegante, fala de desperdício de dinheiro público. Corrupção. Fala da ineficiência das empresas estatais. Outra matéria. A parceira de bancada, chama outra matéria. Filas no hospital. Ou falta de vagas nas escolas. A depender do período do ano, a matéria é sobre uma greve,as o foco nunca é a reivindicação ou a falta de negociação do governo, mas, alguém que está revoltado com os grevistas fala que não aguenta mais. 
Depois do show de horrores, um comentarista, que geralmente tem ligações com os think tanks de direita. Ele crítica duramente o serviço público. Aciona a sua cantilena sobre a eficiência do privado e como a abertura do mercado garantiria preços acessíveis mesmo para a população mais pobre.
Sempre está em pauta. E a solução para os problemas é sempre a mesma. 
Desligo e vou para o trabalho. Garantir que a universidade pública continue a cumprir com a sua missão de levar ensino, pesquisa e extensão. Examinar os processos, revisar planilhas, participar de reuniões para encontrar maneiras de fazer as ações caberem no orçamento. Almoço correndo e volto para o setor. A tarde, mais trabalho. 
Lá pelas 15 horas, eu vou a copa, pego um pouco de café, deixo a contribuição para comprar café e açúcar para o mês. A copeira avisa que o gas está acabando e que quando comprar ia dividir para colocar na cota do mês seguinte. Nós despedimos e vou para o pátio, onde sento um pouco para sorver o líquido que vai me ajudar a focar no restante do dia. Cinco minutinhos para respirar. Uns alunos passam. Me olham. Ouço o comentário:
"Passar no concurso para passar a tarde olhando o céu, enquanto tomo um café". 
Risos. Termino o café. Na sala, confiro o e-mail, que informa que alguns alunos informaram dados errados para a viagem de visita técnica. Entro em contato com cada um. Tudo resolvido. Passa das 17:45 quando encerro o trabalho. Volto para casa. 
No dia seguinte, um sábado, de manhã, olho o celular. Uma mensagem lacônica:
"Feliz dia do servidor". 
Essa é a rotina. E sigo com ela. Porque sei que é do trabalho de tantas e tantos servidoras servidores que dependem os cidadãos brasileiros para terem acesso a seus direitos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário