terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Romaria das Candeias

                       Até onde minha vista alcançava era o mundaréu de povo. Muitos com velas nas mãos, outros com lamparinas, outros mais jovens com pequenas luminárias a pilha, mas todos sem exceção com alguma luz nas mãos. A Romaria de Nossa Senhora das Candeias é a primeira romaria do ano em Juazeiro do Norte. A cidade recebe vistantes de todo o Nordeste, muitos para agradecer bençãos conquistadas, outros para fazerem seus pedidos nesta terra abençoada pelo homem que o povo fez Santo, apesar da oposição da Igreja.
                      Minha curiosidade me levou a ver a procissão. A fé, principalmente aquela revelada pelas práticas de religiosidade popular sempre me atraíram. Pensei em ver a multidão passar de uma esquina qualquer e depois ir-me embora. Quando dei por mim estava no meio da multidão. Caminhava junto com aquela gente. Observava os velhos que andavam resignados, os olhos postos no céu, como que a esperar que estes se abrissem para recebê-los. Via os jovens passarem sorrindo, olhares ávidos uns aos outros. Vi famílias, avós, pais, filhos, netos, seguindo juntos pela rua iluminada pela chama das candeias. Vi a fé simples do romeiro que seguia descalço, e pude notar a alegria dos que conduziam a santa.
                      Nunca fui católico. Passei anos da minha vida como evangélico. Mas uma coisa que aprendi é que toda a Fé, no que quer que seja, em quem que seja, merece respeito. Porque mesmo os que não acreditam em Deus ou em um ser divino, tem fé em alguma coisa, acredita, põe sua confiança, seja na humanidade, seja na sua ideologia ou qualquer outra coisa, porque viver a Fé é algo inerente a todos nós seres humanos.
                      O tapete de luz nas noites de 02 de fevereiro em Juazeiro do Norte é um desses momentos em que percebemos o quanto somos capazes de criar coisas tão simples e, ao mesmo tempo, tão belas. E cada participante saiu dali, creio eu, certo de que sua prece foi ouvida e esperançoso nesta jornada que todos compartilhamos, a qual chamamos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário