segunda-feira, 15 de maio de 2017

Contadores de histórias

     Já parou para pensar que nós todos somos contadores de histórias? Em um momento ou outro de nossas vidas vamos ficar diante de uma plateia e empreender uma narrativa: uma piada, uma história do cotidiano, o motivo que o fez chegar atrasado ao trabalho ou à escola e por aí vai. 

     Algumas dessas histórias serão verdadeiras, outras serão produtos de nossa imaginação, inclusive algumas serão mentiras deslavadas, mas o fato é que cada ser humano terá necessidade de narrar e vai fazê-lo. É algo ancestral, primitivo, antes mesmo de inventar a fala, com seus gestos e grunhidos, os primeiros homens já contavam suas histórias, aliás, acredito que foi a necessidade de contar essas histórias, sobre lugares onde poderiam encontrar, água e comida abundante, que levaram a invenção da fala. 

   Mas nunca antes contar histórias foi algo tão refinado quanto na época atual. Os bons contadores de história ganham a vida com isso: vendedores, políticos, pastores, padres, uma gama enorme de pessoas ganha a vida contando histórias, montando fábulas, fabricando quimeras ou simplesmente enredando os outros em grandes mentiras.
  Temos ainda a grande contadora de histórias: a TV, e seu antecessor, o cinema. Invenções humanas que tem levado histórias, muitas vezes nascidas na aurora dos tempos, aos mais diversos locais e pessoas. 
  Como disse no início, somos todos contadores de histórias, uns são bons e prendem a atenção de quem os escuta até o fim. Outros são maus... há os esforçados e há os preguiçosos, mas todos contam histórias. Que histórias você tem a contar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário