sexta-feira, 3 de março de 2017

O que um filósofo do século XVI tem a nos dizer!

                 Em tempos de acirramento dos discursos de ódio nas redes sociais é preciso ter lucidez para não ser engolfado pelas ondas furiosas dos contendores. Há gente espumando à esquerda e à direita. É patente a desumanidade nos comentários e as tentativas de denegrir imagens. A discussão de ideias ficou em segundo plano e isso quando existe.
                 É comum que a mesma pessoa, por conta de suas opiniões seja flagelado por todos os lados. Basta que você se desvie um milímetro do pensamento do outro pra ser chamado de inimigo. Assim a mesma pessoa é chamado de comunista pela direita e de fascista pela esquerda. A mesma pessoa parece acender um círio para Deus e outro ao diabo.
                 Esses dias estou lendo um livrinho muito bacana sobre Giordano Bruno. e foi uma citação do filósfo, morto na fogueira pela inquisição que me trouxe a esse tema. A citação é a seguinte:
                   "Aquele que deseja filosofar deve, antes de tudo, duvidar de todas as coisas. Não deve adotar posição num debate antes de ouvir as várias opiniões e considerar e comparar as razões pró e contra. Jamais deve julgar ou adotar posição com base no que ouviu, na opinião da maioria, na idade, nos méritos ou no prestígio do orador em questão, mas deve proceder segundo a persuasão de uma doutrina orgânica que seja fiel às coisas reais e a uma verdade que possa ser entendida à luz da razão".
                   Como podemos ver o pensamento de Bruno, lá no século XVI, se ajusta como uma luva em nossos dias. É preciso ouvir e considerar todas as opiniões, mesmo as que vão de encontro ao nosso modo de pensar. Isso é importante até para que possamos criar e melhorar nossos argumentos.
                    E devemos lembrar, ainda, que discussões nas redes sociais não mudam nada. O que muda é a luta cotidiana, contra esse sistema que dia a dia nos desumaniza e nos deseja ver como simples autômatos, sem valor algum. Saiamos, pois da frente do computador e vamos tomas nas mãos nosso futuro! Porque um outro mundo ainda é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário