segunda-feira, 18 de junho de 2018

Lados

História não é uma ciência exata.
Sociologia não é uma ciência exata.
Economia não é uma ciência exata.
Administração não é uma ciência exata.
Assim, muito do que é discutido nelas vai ter uma influência muito grande da forma como você vê o mundo. Vai ser influenciado pelos filtros com os quais você foi dotado durante toda a sua vida, para perceber o que está ao seu redor. Em outras palavras, elas caminham de acordo com uma ideologia. Assim, administradores e economistas são geralmente sujeitos engajados. Uso aqui o termo engajado sem juízo de valor.  Afinal, o sujeito pode estar engajado à direita e à esquerda. Temos hoje, brasileiros engajados pela libertação de Lula, bem como há os que estão engajados em eleger Bolsonaro. Sem juízos de valor, por favor.
O fato que quero ilustrar aqui é que muitas vezes temos sido apresentados, quase sempre pela mídia, para teorias e observações econômico financeiras que nos são apresentadas como UFCF - única forma correta de fazer. O engraçado é que esta forma correta de fazer, muitas vezes é a do grande capital, a do mercado, das grandes corporações financeiras. Há um predomínio de uma lógica que permite a perpetuação da desigualdade e das diferenças sociais, tão profundas na sociedade brasileira.
Esquerda, direita, centro, vermelhos, verdes, anarquistas, enfim, todos os espectros políticos mantém suas posições em torno do que consideram básicas. Criação de valor, distribuição do mesmo, políticas cambiais, gestão da produção, cada uma dessas coisas pode ser vista de acordo com um ponto de vista.
E, infelizmente ou felizmente, digo aos amigos que teimam em permanecer em cima do muro, é preciso escolher um lado. Como disse o Nazareno não há como servir a dois senhores. Estamos aqui para tomar partido. E decididamente precisamos ficar ao lado dos trabalhadores, dos explorados, dos oprimidos, precisamos ficar do lado dos que resistem às pressões do capital, porque do lado de lá, nada há,
para os que aqui já não têm nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário